Semana 16

 

o Bebé

Peso: 60g
Comprimento: 8.4cm
Frequência cardiaca: 155 bpm

Esta semana as unhas dos dedos dos pés começam a crescer. Os músculos tornam-se mais fortes e a cabeça e o pescoço começam a ficar mais direitos.

Os orgãos genitais estão agora desenvolvidos o suficiente para se conseguir determinar o sexo do bebé.

 

a Mamã

À medida que o útero se move para cima a sua barriga começa a notar-se mais.

Há seis semanas atrás, o seu útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bebé também aumentou. Há no momento, 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.
.
Agora a sua barriga está a começar a crescer, é um bom momento para começar a reeducar a sua posição de dormir. Nos próximos meses e especialmente no último trimestre da gravidez ficará cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir, por isso, comece desde já a deitar-se de lado. Dormir de costas não é uma boa idéia pois o peso do seu útero em crescimento exerce muita pressão em veias importantes como a aorta que corre atrás do seu abdomen. Isso pode diminuir a circulação que passa para o seu bebé .

Dependendo da sua sensibilidade, será possível começar a sentir os movimentos do bebé a partir desta semana mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.

 
   
 
 
 
 



copyright 2009 © doBebe.com