Semana 28

 

o Bebé

Peso: 1000g
Comprimento: 36.6cm
Frequência cardiaca: 142 bpm

As pálpebras descolam-se, abrem e fecham.

A tonicidade muscular está a melhorar, e os pulmões são capazes de respirar ar.

Um bebé que nasça a partir desta semana tem uma probabilidade muito alta de sobreviver.

Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebés podem começar a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor idéia. Mas o cérebro está bem activo nessa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão desenvolvidos.

Por volta desta semana também poderá ser possível sentir soluços do bebé. Pode parecer estranho no começo ou talvez nem pense que é um soluço quando o sentir, logo perceberá a diferença. Não há com o que se preocupar, os soluços são normais e duram pouco tempo.

Os cabelos da cabeça do bebé também estão a crescer mais e mais.
Sobrancelhas e cílios estão presentes.

Deve ter notado também que o bebé vai ganhando bastante peso, especialmente se o comparar com 11 semanas atrás quando ele pesava apenas 100g e agora já está com mais de 1kg.
Nas últimas 4 semanas, o seu peso duplicou.

 

a Mamã

Agora que o bebé está cada vez mais perto da sua caixa toráxica, poderá começar a sentir a sua respiração um tanto mais curta.
Essa é uma sensação que começa agora e vai estender-se até ao final da gravidez .
E o pior é que ela não estará sozinha.

Poderá começar a sentir também dores nas pernas, devido ao aparecimento ou ao agravamento de varizes . E a sua barriga, cada vez maior, poderá dificultar uma série de pequenas actividades do dia-a-dia como, levantar-se, deitar-se, baixar-se, conduzir,etc.

O útero encontra-se agora a 8cm acima do umbigo e, deve ter ganho até agora cerca de 8 a 10 kg.

.

 
   
 
 
 
 



copyright 2009 © doBebe.com