Dentes de Leite
Dentição Decídua – “Dentes de leite” A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária dedicada à Saúde Oral dos bebés...
O perigo das toalhitas para bebés
A Organização Mundial de Saúde não recomenda a utilização das toalhitas descartáveis devido aos químicos, ...
O perigo do pó de talco
Alguns dos produtos que utilizamos para cuidar dos nossos bebés podem conter substâncias potencialmente perigosas, segundo um estudo publicado na revista cientifica norte-americana &ldq...
Miliária ou Brotoeja
Esta é uma doença de pele que aparece no pico do Verão, devido ao calor excessivo. ...
Óculos de sol são contra-indicados para crianças com menos de 10 anos
A  visão das crianças precisa de muitos cuidados especiais, principalmente no verão....
Massagem para bebés
Saiba que massajar o seu bebé será uma excelente oportunidade de estar em contacto com ele e de o conhecer melhor....
Extractores de leite
Hoje em dia as mães têm de combinar a amamentação com outras actividades e responsabilidades....
Berço de viagem
Se viaja muito ou se os seus pequenos vão dormir a casa de familiares vale a pena ter uma!...

Bebés não distinguem medo e alegria

Enviar por E-mail Versão para impressão

Os bebés dos quatro aos oito meses não conseguem diferenciar as expressões emocionais básicas como medo, cólera ou alegria, revela um estudo científico da Universidade Fernando Pessoa (UFP),

O estudo  será apresentado na sexta-feira no México.

A investigação "Expressão Facial: O reconhecimento das emoções básicas cólera e alegria - estudo empírico com bebés portugueses de quatro aos oito meses de idade" foi realizada pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção da UFP e será apresentada na Conferência Anual da Sociedade Internacional de Neuropsicologia.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, uma das duas instituições portuguesas representadas na conferência, tentou perceber se os bebés conseguiam diferenciar a matriz das emoções básicas.

"Percebemos que os bebés conseguem identificar emoções básicas, não conseguem é reconhecê-las quando há um movimento esquelético-muscular, ou seja quando a exibição das emoções é feita de forma sequencial", explica o psicólogo Freitas-Magalhães.

Segundo o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da UFP, o estudo empírico incidiu sobre 40 bebés (20 meninas e 20 meninos) a quem foram apresentadas fotografias de homens e mulheres adultos, exibindo no rosto as emoções básicas da alegria, do medo e da cólera, mostrando e não mostrando os dentes.

"A exibição das emoções no palco do rosto é feita de forma sequencial e os bebés manifestam essa dificuldade quando tal sucede", sustentou.

As dificuldades dos bebés são atribuídas quer "à falta de maturação das estruturas mentais superiores" quer "à ausência de maturação dos aspectos perceptíveis".

Para o psicólogo, o movimento muscular é muito importante, sendo que, se o rosto não emite toda a configuração, o bebé não identifica a emoção.

A avaliação que permitiu chegar a estas conclusões foi feita quinzenalmente.

O estudo, que se iniciou em 2007, vai ser replicado ainda este ano a nível internacional.

"Iremos fazer o chamado estudo intercultural, saber se o mesmo ocorre com bebés de outros países, nomeadamente dos EUA, Reino Unido e Índia, que são nossos parceiros ao nível de investigação", conclui.

in http://jn.sapo.pt/

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Artigos Relacionados


Especial de Natal: aprenda a fazer artesanato com meias
3D - Tu Já não Me Amas
Mais laçarotes!!
Receita de Galinhada
Aula 1: Bolas de Natal
Pigloo bisous d´eskimo
As Barrinhas (Tickers) são contadores gráficos, muito populares nos dias de hoje.
Para partilhar uma data especial com a família e amigos, no email, em fóruns ou blogs, ou para colocar no seu website
O doBebe.com é o primeiro site com as Barrinhas totalmente em Português de Portugal
Crie já as suas Barrinhas CLIQUE AQUI
YOU ARE HERE:

Parceiros & Colaboradores

left direction
aMulher.com
 CozinharFacil
Publicações Europa-América
Aqui há bebé
Coiococol
GimnoGrávida
Olha Quem Fala
LifeKlinic
Centro Maria Helena
Projecto CAP
Edições Arte Plural
Drª Célia Protásio
BabySol
Dr. Marcelino Mota
Pela Nutrição
Drª Isabel Cordeiro
Oficina de Psicologia
Marjan Hols Reis
Editorial Presença
Gymboree
Editorial Estampa
Crioestaminal
Moodimagem
Editora Pergaminho
Horóscopo Mensal
right direction